LilySlim Weight loss tickers

domingo, 20 de novembro de 2011

Nabo, um vegetal decorativo e saudável

Conheça os benefícios do alimento

Originário da Europa Oriental, o nabo costuma causar estranheza para alguns. Apesar de ser mais conhecido por fazer companhia aos sushis nos pratos de restaurantes japoneses, muita gente acha que ele serve apenas para decoração e desconhece os benefícios do vegetal para a saúde e uma de suas grandes vantagens: as poucas calorias. Um tanto quanto insosso quando cru, esse parente da batata pode surpreender em receitas interessantes e até mesmo como substituto de sua prima próxima.


O preconceito contra o vegetal pode ser explicado na antiguidade. Como o nabo era um alimento de fácil cultivo, servia como alimento aos pobres. Por isso, os ricos passaram a bani-lo de suas mesas. Outra possibilidade, é a de que ele tenha sido preterido pela batata, já que ela servia, entre outras coisas, para a fabricação de álcool. “Uma pena, pois ele tem mais cálcio e menos calorias do que a batata”. Pois é, cada 100 gramas de batata tem cerca de 85 calorias e 11 gramas de cálcio. Já a mesma quantidade de nabo tem apenas 35 calorias e 56 gramas de cálcio.


Segundo nutricionistas, existem diversos tipos de nabo, mas todos contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso. “Sua força está no aporte de minerais e oligoelementos essenciais ao organismo como potássio, cálcio, ferro, zinco e cobre, contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.


A dica é ousar e usar o nabo em receitas diferentes. “Dá até para fritá-lo e comê-lo como batata-frita”. E lembre-se: se cair shoyo na roupa, esfregue um pouco de nabo na mancha e lave em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"