LilySlim Weight loss tickers

domingo, 11 de dezembro de 2011

Coma alimentos com superpoderes

             Alguns alimentos contêm superpoderes. Você sabe quais são? Para a nutricionista carioca Débora Villar, são aqueles que ajudam a manter o corpo em forma, saciando a fome mesmo em pequenas quantidades e prevenindo o tão temido armazenamento da gordura. Convenhamos, são mesmo poderes especiais. Mas as vantagens de tais alimentos não param por aí. “Está provado que ainda previnem o câncer e as doenças cardíacas, regulam a pressão arterial e deixam os ossos mais fortes”, afirma Débora.

              Segundo a nutricionista, para ter os benefícios desses alimentos é preciso seguir certas recomendações. “Você deve incorporar dois ou três deles nas três principais refeições diárias e pelo menos um nos seus lanches”, diz. Como recomendação geral, Débora explica ainda que tudo começa por se diversificar o que vai no prato, cuidando para que ele tenha carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. “Nunca elimine totalmente a gordura numa dieta. Ela é fundamental para o bom funcionamento do cérebro”, observa.

               Mas vamos aos alimentos superpoderosos, começando pelas nozes, castanhas, amêndoas e sementes como as de girassol, todas representando um jeito de ingerir gorduras saudáveis. “São alimentos ricos em proteínas, gorduras monoinsaturadas, vitamina E, fibras, magnésio e potássio e combatem o câncer e a obesidade”, explica a nutricionista.

                Outros desses nutrientes ideais são os vegetais de folhas escuras, que, conforme diz Débora, ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres,  as moléculas que aceleram o processo de envelhecimento. “Os vegetais escuros garantem o aporte diário de vitaminas A, C e K e ainda contêm fibras”, lista a nutricionista.

                 Fora do campo vegetal, os derivados do leite também entram na lista dos alimentos superpoderosos. “Eles ajudam a manter o peso, evitando o efeito sanfona, e fortalecem os ossos”, diz Débora. “Inclua leite, iogurte e queijos na dieta. Dê preferência aos produtos sem muita gordura”. E os cereais também fazem parte das melhores escolhas. Seus carboidratos complexos e fibras, de acordo com a nutricionista, mantêm os níveis de açúcar no sangue, dão energia e reduzem o colesterol. “E são uma proteção a mais contra as doenças cardíacas, a obesidade, o câncer de cólon e o diabetes”, ela acrescenta.

                    Por último, Débora indica os ovos, alimento rico em proteínas de alta qualidade e vitaminas A e B12. “Além de baratos, os ovos contribuem para a construção de massa muscular e ajudam a queimar gordura”. Ela reconhece que eles são considerados por muitos como “vilões” da alimentação, por causa da quantidade de colesterol presente na gema. Se esta preocupação tem sua razão de ser, especialmente para as pessoas com doenças cardíacas ou histórico familiar que recomende cuidados, não justifica que os ovos sejam retirados da dieta. “Você pode cortar eliminar o problema comendo apenas as claras ou ingerindo no máximo uma gema por dia”, recomenda a nutricionista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"