LilySlim Weight loss tickers

domingo, 18 de dezembro de 2011

Pele seca nunca mais

Para mais hidratação e melhor aparência, aposte nos alimentos certos

Em dias úmidos, a pele costuma ter aspecto mais macio e saudável. Em dias secos, porém, a impressão que dá diante do espelho em geral é bem diferente. Assim, se você não quiser depender do clima para reduzir o ressecamento da pele, além do uso dos cremes tradicionais dá para contar com uma boa ajuda do cardápio.

De acordo com a nutricionista funcional Ângela Val de Souza, da clínica Alimentare, de São Paulo, a primeira providência para manter a pele em bom estado é a ingestão regular de água. "O líquido é essencial para a circulação na pele, além de ser bem mais barato do que os cremes", compara a nutricionista. Ela ressalta que para ajudar no mesmo objetivo e, ainda, variar a dieta você pode apostar em diversas frutas e vegetais com alto teor de água, como melão, maçãs, laranjas, abacaxi, aipo e pepinos além da hidratação, eles oferecem vitaminas essenciais para a pele também.

Ângela diz que inclusive os alimentos ricos em ômega-3 têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, diminuindo a quantidade de rugas. "Ter uma deficiência em ômega-3 pode facilitar o próprio aparecimento de eczemas", observa. Entre os alimentos que são ótimas fontes dessa “gordura do bem”, encontram-se o salmão, o atum e a truta. Mas se peixe não é a sua maior preferência, vale também o consumo regular de itens como linhaça, abacate e nozes, sempre dentro de uma dieta equilibrada.

Outra dica da nutricionista para amenizar o problema são os itens do cardápio ricos em zinco. O mineral acelera a cicatrização da pele e a deixa protegida contra possíveis danos. "Se a pele tem a aparência rachada, capriche nesses alimentos", sugere Ângela. Ostras, feijão, peru, caranguejo e carne magra oferecem boa dose do elemento.

As vitaminas A e E
A vitamina A é um ótimo calmante da pele seca e já escamada, sendo facilmente encontrada em hortaliças da cor verde escura, cenoura, batata doce e abóbora. Por sua vez, a vitamina E ajuda a pele a reter seus hidratantes naturais e reforça a defesa do organismo contra os raios solares ultravioletas (UV). Boas fontes são nozes, abacate, gérmen de trigo e brócolis.
No mais, ambas têm efeito antioxidante. Ou seja, combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento das células do organismo inteiro, inclusive da pele.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela visita, volte sempre que quizer
"Rosana"